Cursos

Curso de Introdução ao Estudo do Sânscrito

Irá realizar-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa um Curso de "Introdução ao Estudo do Sânscrito", a ser leccionado por Nuno Mourato, doutorado pela Escola de Estudos Orientais e Africanos (SOAS) da Universidade de Londres.

O Curso consistirá em seis sessões, de duas horas cada. Realizar-se-á às quintas-feiras, das 18h00 às 20h00, no período de 27 de Abril a 1 de Junho. Será emitido um Certificado de Conclusão e será conferido um crédito ECTS a todos os que concluam com aproveitamento um trabalho final.

Objectivos de aprendizagem do Curso:

1. Promover o estudo do Sânscrito no ensino superior português.

2. Dar a conhecer a relação de parentesco entre o Sânscrito e a grande maioria das línguas europeias.

3. Compreender a importância da descoberta do Sânscrito para o desenvolvimento da linguística histórica e comparada.

4. Introduzir os alunos à gramática do Sânscrito.

Síntese dos conteúdos programáticos do Curso:

1ª Parte (três primeiras sessões):

O Sânscrito e as línguas indo-europeias; Sir William Jones; o estudo do Sânscrito na Europa; a linguística comparada; o contributo do alemão Franz Bopp (a analogia língua/organismo); o Proto-indo-europeu; o alfabeto devanagárico; normas de transliteração; principais diferenças entre a língua védica e o Sânscrito; as consoantes retroflexas; a influência dravídica; os prácritos; introdução ao estudo da gramática de Pāṇini (a Aṣṭādhyāyī); o conceito de sphoṭa; a formação intelectual do paṇḍita e o papel da memória (vāsanā) na transmissão do conhecimento.

2ª Parte (últimas três sessões):

A gramática do Sânscrito; saṃdhi; o nome: género, número e caso; introdução ao sistema verbal: dhātu, o presente do indicativo e particípio passado (verbos: bhū, kr e śru)); a distinção entre ātmanepada e parasmaipada; os verbos temáticos e atemáticos; samāsa ou compostos sintácticos; exercícios práticos de tradução e transliteração; revisão e esclarecimento de dúvidas; orientação bibliográfica.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação:

Apresentação em PowerPoint; leitura e análise de textos, disponíveis na reprografia vermelha da Faculdade de Letras; se possível, será realizada uma visita guiada ao espólio do notável sanscritista português, Guilherme de Vasconcelos Abreu (1842-1907), que se encontra na biblioteca da Faculdade de Letras. Os alunos realizarão um trabalho final escrito.

Número de vagas: 7-25.

Valor da propina: 25€.

Inscrição: Secretaria da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa até ao dia 21 de Abril.